Servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve por reajuste e plano de carreira

Justica-Federal-da-Bahia

Servidores do Judiciário Federal na Bahia iniciam greve a partir da próxima segunda-feira (30), com paralisação prevista até o dia 4 de julho. A decisão foi aprovada em assembleia convocada pelo Sindjufe-BA no último dia 17, em resposta à ausência de uma proposta concreta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre reajuste salarial e reestruturação das carreiras da categoria.

A mobilização integra o movimento nacional articulado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), e cobra do STF uma negociação direta sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A paralisação ocorre em um momento estratégico: o Supremo precisa encaminhar ao Congresso Nacional sua proposta orçamentária para 2025 até o fim do mês.

Entre as reivindicações estão a reposição das perdas inflacionárias, reenquadramento dos auxiliares, fim do confisco previdenciário, pagamento do Adicional de Qualificação com base no CJ-1 e valorização de ativos, aposentados e pensionistas. Os atendimentos de caráter emergencial continuarão sendo prestados em regime de plantão.

Durante a greve, estão previstos atos nos prédios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), além de participação no cortejo do Dois de Julho. Na sexta-feira (4), uma nova assembleia será realizada, às 10h, para avaliar os rumos da mobilização e deliberar sobre a continuidade da greve.

Foto: Reprodução/Assessoria SERCOM
foto Foto: Reprodução/Assessoria SERCOM
Alex Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem. A Agência Portal Feirense não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
O criador do Portal Feirense. Designer Gráfico, uno minha paixão pela comunicação e por notícias para trazer informação de forma clara e visualmente atrativa.

Busca Portal feirense de notícias