MEC prorroga calendário do Sisu após problemas

IMAGEM_NOTICIA_0

O MEC (Ministério da Educação) resolveu estender o calendário do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025 após problema no sistema que travou o envio da lista de aprovados às universidades.

 
Pelo calendário oficial, os candidatos teriam entre 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições públicas de ensino. Agora, o período de matrícula irá até 3 de fevereiro. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira (28).

Ao menos oito universidades suspenderam o calendário de matrículas por ainda não terem recebido a lista de aprovados pelo Sisu. A relação de selecionados deveria ter sido enviada pelo MEC para as instituições poderem iniciar o processo de matrícula.

Entre as que anunciaram a suspensão, estão UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFS (Universidade Federal de Sergipe), UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Em comunicados em suas páginas oficiais, as instituições informaram aos alunos que o cronograma segue indefinido até que recebam a lista de aprovados.

O problema na lista já é o segundo deste Sisu. A relação de aprovados foi divulgada na manhã de segunda-feira (27), mas a divulgação deveria ter ocorrido no domingo (26). A relação dos aprovados, no entanto, é diferente da lista que as instituições de ensino precisam receber para o processo de matrícula.

A pasta de Camilo Santana não esclareceu o motivo do atraso.

O sistema é hoje a principal porta de entrada para instituições públicas de ensino superior de todo o país. Disputam as vagas candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024 e não tiraram nota zero na prova de redação.

Crédito: Reprodução
foto Crédito: Reprodução
Alex Santos é responsável pelas informações e imagens apresentadas nesta postagem. A Agência Portal Feirense não se responsabiliza pelo conteúdo publicado.
O criador do Portal Feirense. Designer Gráfico, uno minha paixão pela comunicação e por notícias para trazer informação de forma clara e visualmente atrativa.

Busca Portal feirense de notícias